Precisa trabalhar com dados… E agora? Excel ou SQL?

Por vezes, quando pensamos em dados é bastante comum associar sua manipulação ao Excel, que é uma excelente ferramenta e nos permite trabalhar com uma quantidade de dados bastante significativa.

Além de sua popularidade, uma das vantagens do Excel é que há certa facilidade e flexibilidade para se analisar dados, criar regras, fórmulas, gráficos, simulações e até mesmo criar rotinas de execução (macros).

Todavia, é importante saber sobre a quantidade de dados com que você trabalhará. No Excel 2016, por exemplo, o limite de linhas é 1.048.576 (no máximo) e de colunas 16.384 (no máximo). Teoricamente, isso pode parecer bastante coisa, mas se você estiver trabalhando com uma informação bastante detalhada, esse limite pode ser insuficiente.

Nesse sentido, existem outros programas que possibilitam trabalhar com uma quantidade de dados mais elevada. Citando o SQL como exemplo, este é indicado para se trabalhar com quantidade de dados mais elevada, permitindo a realização de consultas diretamente em banco de dados. Esse recurso costuma ser bastante utilizado em conjunto com aplicações, como, ferramentas de BI (Business Intelligence), sistemas ERPs e outros sistemas de maior demanda por armazenamento de dados.

Vantagens e Desvantagens

Analisando-se sob o ponto de vista de alguém que está trabalhando há pouco tempo com ambas as ferramentas, uma desvantagem do SQL em relação ao Excel está na complexidade de realização das consultas. Enquanto no Excel você pode fazer filtros e trabalhar com fórmulas relativamente simples, no SQL você precisa ter um pouco mais de conhecimento sobre estrutura de dados, tabelas e, é claro, conhecer bem os comandos. Por outro lado, independente da ferramenta, para se obter o melhor resultado, é interessante pensar sobre o investimento em um bom curso.

Quanto a comparação das ferramentas (Excel ou SQL), acreditamos que não seria uma análise justa, pois cada uma delas possui o seu uso mais apropriado. 

Excel ou SQL?

Portanto, caso necessite trabalhar com uma quantidade de dados mais reduzida, estando numa ferramenta visualmente mais intuitiva, com dinamismo de análises, tratamento dos dados, criação de gráficos e macros, recomendamos a utilização do Excel. 

Por fim, sabemos que hoje em dia o Excel ainda é uma das melhores alternativas no mercado e é utilizado em praticamente qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Além disso, conhecer sobre este aplicativo passou a ser algo praticamente mandatório.

Assim, com o intuito de lhe ajudar com mais informações sobre essa ferramenta, lhe indicamos este curso de Excel online e que está com um preço super bacana.

Ajude-nos a difundir o conhecimento. Compartilhe nosso Blog. ; )

Rafael Rigatto
Rafael Rigatto

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam mauris ligula, hendrerit egestas felis non, viverra commodo lectus. Nam faucibus porttitor ultricies. Praesent ac quam scelerisque, laoreet elit in, viverra nulla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *