Introdução ao WPS (Wi-Fi Protected Setup) e como ele funciona

Você já deve ter reparado que a vasta maioria de roteadores vendidos no mercado vêm com a inscrição WPS em suas caixas. Mas afinal, o que é e para que serve esta funcionalidade? 

O WPS

De maneira análoga a senha, quando você geralmente aperta um botão escrito WPS no seu roteador, o que ele faz é basicamente fazer um broadcast, ou seja, um anúncio temporário de clientes que estão prontos para receber o protocolo de auto configuração de acesso ao roteador. Desse modo, se o seu aparelho estiver “na escuta” deste protocolo o processo de autorização será automático. Perceba que até o momento você não precisou digitar nenhuma senha.

A função WPS foi originalmente desenvolvida pela Cisco em 2006 e desde então tornou-se símbolo de facilidade na configuração de aparelhos Wi-Fi. Isso significa que acessar uma rede sem-fio com seu smartphone ou notebook eliminaria o processo de digitação de senha, o que na prática, eliminaria compartilhar senhas com demais usuários. Contudo, vale lembrar que esta configuração funciona apenas se o WPA Personal encriptado estiver habilitado em seu roteador.

COMO O WPS FUNCIONA

ENTÃO O WPS É SEGURO? 

Apesar da sua conveniência de facilmente acrescentar usuário na rede e basicamente remover a necessidade de compartilhamento de senhas, o WPS mostrou-se em pesquisas de laboratório ser vulnerável a um ataque chamado brute force onde um aparelho intermediário fica, na base de tentativa e erro, tentando descobrir a senha “no ar” mas até o momento esta técnica somente se mostrou razoavelmente eficiente se o tipo de configuração WPS escolhida for a por PIN e mesmo assim, levaria horas para que uma tentativa obtivesse êxito. 

Por fim, a menos que por trás da sua rede haja dados muitos sensíveis (no caso de empresa) e o tipo de configuração escolhida for a WPS PIN, as chances de uma invasão de rede devem ser considerados. Todavia, caso a intenção seja facilitar o acesso de seus familiares a sua rede doméstica, o uso de WPS não deve ser algo a se preocupar. Fato este que uma vez a configuração foi encerrada, o broadcast desta senha é interrompido.

Cezar Santos
Cezar Santos

Apaixonado por tecnologia, em busca de novos conhecimentos.
Autodidata, adquiri todo o conhecimento através de documentação oficial de projetos open-source, me dediquei a projetos partulares (Site de comércio eletrônico / blog de tecnologia). Conhecimentos de redes Microsoft & Linux (SAMBA/NFS, Firewall’s, Freenas, pfSense, Ubuntu/Debian Server). Em meu perfil está um pequeno porfólio (em construção) para detalhes adicionais.

One comment on “Introdução ao WPS (Wi-Fi Protected Setup) e como ele funciona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *